top of page

#2 da série: coisas que não te contaram sobre chás

Atualizado: 29 de ago. de 2020

Infusor não é medidor!


Estou falando especificamente dessas bolinha da foto que algumas pessoas usam para botar o chá pra infusionar, sabe? Existem mil formatos e tamanhos, e alguns são irresistivelmente fofos kkk Porém eles servem apenas para segurar o chá enquanto infusiona, e não pra ser usado como uma medida da quantidade de chá pra cada xícara, ok?





A medida, ou seja, a quantidade de chá solto necessário, você tem que porcionar à parte de acordo com a recomendação de quem fabrica, que no geral vem descrita em colheres de chá como a nossa.


É claro que você sempre pode adaptar essa quantidade a seu gosto, mas quem fabrica o chá já faz esse teste de quantidade, tempo e temperatura para você, então bora' aproveitar!!


Você não precisa ter um desses infusores individuais para fazer seu chá, uma peneirinha simples para coar no final já funciona! Porém se você fizer muita questão de ter um desse tipo, vou deixar aqui embaixo algumas dicas preciosas que vão te ajudar na escolha desse acessório:




Dicas para escolher seu infusor "bolinha"- ou qualquer outro formato:


1) Quanto maior o espaço para as plantinhas do seu chá expandirem e desenvolverem os sabores e aromas, melhor! Alguns infusores tem o espaço interno muito limitado, e quando as ervas ficam molhadas elas não conseguem crescer suficientemente dentro deles, logo seu chá não vai ficar com o sabor que deveria. Recomendamos que ele tenha 5 centímetros ou mais de diâmetro internamente.


2) Escolha o que tenha a malha mais fininha, ou seja, os furinhos da peneira não podem ser muito grandes, se não vai ficar muito resíduo no seu chá.


3) Escolha um material que seja atóxico e durável, como aço inoxidável ou silicone próprio para isso, livre de BPA.


4) A vedação também precisa ser firme, para manter seu chá dentro da malha, mas infelizmente só dá para saber isso manuseando o infusor. Eu costumo confiar nas resenhas dos cliente das lojas antes de comprar :)


5) Com relação ao formato, escolha um que permita tampar sua xícara enquanto infusiona. A gente já conversou aqui sobre a importância disso em outro post.



Depois conta pra gente se essas dicas te ajudaram!


Foto da capa: @ludicsurface

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page