top of page
Foto do escritorEllen Fonte

#1 da série: Coisas que não te contaram sobre chás.

Atualizado: 29 de ago. de 2020

Achamos que fazer chá tem que ser simples, fácil e prazeroso. Se não for assim não faz sentido, né? Porém, sabemos que muitas pessoas tem dúvidas e ficam receosas na hora de preparar sua xícara. Achamos que na maioria dos casos falta entender como funciona o ato de infusionar, porquê depois que você entende a lógica, preparar uma xícara perfeita, do seu jeitinho, se torna algo muito fácil, gostoso e prático.


Criamos essa série para falar sobre a essência do chá, sobre o que é realmente importante! Existem coisas simples que podem tornar sua experiência muito mais legal. Bora’ explorar alguns hoje?


- Chá precisa de espaço!

Já repararam que as plantinhas do seu chá crescem de tamanho quando em contato com a água. Pois é, isso realmente acontece! E para que elas soltem o aroma e sabor na água precisam de espaço pra se “espreguiçar”, “acordar”, e assim trazer toda sua complexidade, potência e propriedades para sua xícara. .


Nossa dica: deixe as plantinhas livres, leves e soltas. Depois é só coar!


- Seu pacote de chá rende mais do que está escrito na embalagem 😉

Sabia que é possível reinfusionar as plantas do chá? Em outras palavras, você prepara uma xícara e pode fazer outra em seguida usando as mesmas ervas.

Não é “pão durice” não gente! A verdade é que a maioria dos chás de qualidade permitem pelo menos 2 infusões. O sabor é exatamente o mesmo? Não é! A segunda infusão é uma outra experiência, mas pode também ser muito boa, e algumas vezes até melhor. Vale experimentar e ver se o sabor te agrada, né?







- Essa história de abafar o chá não é simpatia, viu?

Quem ai já não escutou a recomendação de tampar, ou abafar o chá enquanto espera ficar pronto? A função principal daquele velho amigo pires em cima da xícara não é nenhuma superstição, e nem para evitar que um mosquitinho caia (apesar de ser útil pra isso também também hehehe).



Ele tem o propósito de conter os vapores que estão saindo, assim a temperatura de infusão fica mais constante, e o mais importante: os aromas não fogem por aí antes de você tomar seu chá. Afinal, sentir os aromas é uma das partes mais legais da sua experiência e você não quer perder ela né?


Se tiver um bule com tampa que nem esse na foto, é perfeito! Se não, usa o pratinho em cima da xícara que funciona muito bem!


185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page