top of page

Como aproveitar melhor seu chá?

Estou passando aqui pra te contar que seu pacotinho de chá pode durar muito mais do que você pensa. Sabia que você pode reinfusionar seu chá?


Em outras palavras, você prepara uma xícara e pode fazer outras em seguida usando as mesmas ervas. Chás de qualidade e de folhas soltas permitem que você faça isso. Pois as folhas ainda tem substâncias para serem extraídas, que não conseguiram sair na primeira infusão. O mais legal é que quando você reinfusiona o sabor não é o mesmo da primeira xícara, é outra experiência!


Separei aqui algumas dúvidas que surgem, e que provavelmente vão passar pela sua cabeça:


Como se faz?

Coe o resíduo da primeira infusão e guarde para utilizar na próxima xícara. Simples assim!




Pode guardar por quanto tempo?

O ideal é que você faça logo em seguida da primeira xícara, mas caso queria esperar um pouco, coloque o resíduo em um recipiente tampado e guarde na geladeira por não mais do que 3-4h. Não guarde por mais tempo que isso, ok? Porquê, além do resíduo do chá começar a oxidar, podem crescer fungos e bactérias.


Dica: Se não quiser beber tanto chá de uma vez, você pode preparar a reinfusão e deixar pronta na geladeira pra tomar geladinho mais tarde ;)


Ajuste pro seu gosto!

É possivel ajustar o sabor da segunda infusão controlando tempo e temperatura da água. Por ex. a reinfusão dos chás herbais (capim limão, camomila, etc) costuma ter um sabor mais suave, mais fraquinho, então pra ajustar a intensidade do sabor eu costumo deixar1 a 2 minutos a mais do que o tempo recomendado.


A reinfusão de alguns chás pode até ser melhor que a primeira xícara. Os chás verdes por exemplo, eu costumo apreciar mais a segunda infusão do que a primeira, pois acho ela menos adstringente. Gosto de fazer a segunda infusão do chá verde com a temperatura um pouco mais baixa que da primeira vez. Por exemplo, se na primeira infusão fiz a 80°C a segunda faço a 70°C. Porém isso é muito pessoal, o legal é ir testando e ver o que te agrada!


Quantas vezes se pode reinfusionar?

Chás de folhas soltas e de qualidade permitem ao menos 1 a 2 reinfusões. Normalmente os chazinhos de ervas e de frutas não aguentam mais que 2 infusões, já um chá preto ou verde rende mais vezes. Não tem regra, o jeito é ir testando mesmo, porquê varia muito dependendo do chá, mas todos os nossos chás rendem pelo mais mais 1 reinfusão.


A reinfusão além de ajudar o seu pacotinho a render pelo menos o dobro, também valoriza o trabalho por trás de cada chá, pois permite que você explore por mais tempo os sabores e aromas de cada plantinha ;)












59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page