Curry veg de improviso


Nossa versão de curry verde, feita com o sabor 'Força Na Peruca'. Por essa vocês não esperavam, né? É possível cozinhar com chás, inclusive pratos salgados! Vamos usar o nosso chá como se fosse um dos ingredientes do curry verde.

Curry é uma mistura de especiarias e ervas, e existem vários tipos. O meu favorito é o verde que tem em sua base os talos do capim limão. Essa receita surgiu de improviso quando queria muito comer algo reconfortante, como um curry, mas não tinha em casa todos os ingredientes. Aí olhei o potinho de chá me chamando na prateleira! Depois fiz ela algumas vezes e acho que agora já consigo ensinar :)

 

Grau de dificuldade: médio

Serve bem 3 a 4 pessoas famintas


Ingredientes:


  1. 350 a 400mL de leite de coco (a quantidade pode variar um pouco dependendo da qualidade do leite de coco)

  2. 12 gramas de 'Força Na Peruca' (~ 4 colheres de sopa cheias)

  3. Pimentas (aqui você define o grau de ardência que quer). Gosto de usar dedo de moça que tem uma ardência leve junto com uma pimenta de cheiro, como a Murupi.

  4. Sementes de coentro (1 colher de sobremesa)

  5. Óleo de gergelim ou girassol.

  6. Vegetais diversos cortados em cubos médios (escolha os que vão deixar seu prato bem colorido). Sinta-se livre para variar os vegetais, não tem regra! Usei 1 abobrinha, 1 xícara grão de bico (já cozido), 2 cebolas , 1 pimentão vermelho e 1 cenoura média escaldada (ou pode passar um pouquinho no vapor também pra agilizar o cozimento no curry).

  7. 250g de cogumelos frescos picados do mesmo tamanho dos vegetais (shitake, portobelo ou champignon)

  8. Limão

  9. Um pedacinho de gengibre ralado (uns 3cm)

  10. sal e pimenta do reino a gosto.

  11. Folhas de coentro frescas. Se vc torceu o nariz, pode substituir por cebolinha picada então.

  12. OPCIONAL - 2 folhinhas de limão Keffir ou qualquer outro limão. Usei as do limão galego.

  13. OPCIONAL- Molho de Peixe é para quem não for vegano ou vegetariano restrito. Esse molho, apesar do cheiro esquisito à princípio, trás um sabor muito especial ao prato. Se encontra em casa de produtos orientais. 1 colher de sopa é suficiente.


Modo de preparo:


  • Coque as ervas do chá dentro de um recipiente e adicione um pouco de água quente até cobrir elas (uns 100mL). A ideia é reidratar as plantas do chá e não fazer um chá, então cuidado com a quantidade de água.


  • Enquanto isso aqueça uma frigideira larga ou uma wok com um pouco de óleo de gergelim. Doure o cogumelo. Isso é bem rapidinho, não precisa cozinhar e só ganhar um douradinho mesmo. A dica é ir fazendo de pouco em pouco pra não criar água. Depois reserve o cogumelo.


Agora vamos preparar a mistura do curry ao nosso modo kkk.


  • Leve as semente de coentro à frigideira em fogo bem baixo para soltar um pouco dos aromas, e adicione a mistura do chá já reidratada, gengibre ralado, as pimentas de cheiro picadas. Adicione mais um pouco de óleo de gergelim e mexa para soltar os aromas. Isso demora 1 minutinho. Adicione sobre essa mistura o leite de coco, deixe aquecer um pouco, mas não a ponto de ferver. Desligue o fogo e aguarde 10 min.


  • Enquanto isso, pique os vegetais e organize eles na ordem que vão cozinhar. Comece com os que demoram mais tempo pra cozinhar. No nosso caso a ordem foi: cenoura, abobrinha, pimentão vermelho, cebola, e grão de bico.


  • Agora leve aquela mistura de leite de coco com chá para o liquidificador e use a função pulsar umas 6 vezes. Após isso coe e reserve esse leite de coco saborizado próximo a sua frigideira.


  • De volta a frigideira, coloque um pouco de óleo de gergelim e comece adicionando o primeiro legume, no caso a cenoura. Mantenha o fogo bem baixo, pode colocar um pouquinho de sal e pimenta do reino a cada vegetal, mas só um pouquinho, tá? Vá colocando aos poucos o leite de coco saborizado só pra temperar os legumes. Pode usar uma tampa nesse momento pra ajudar o cozimento. Passado uns 3-4 minutos adicione o próximo legume e mais um pouco de leite de coco. Vá sempre mexendo e se sentir que está muito seco, adicione mais um pouco do leite de coco. Continue esse processo até incluir todos os vegetais. No final os vegetais devem estar cozidos, mas firmes ainda, ao dente.


  • Depois de adicionar todos os legumes coloque o restante do leite de coco saborizado e os cogumelos, as folhas de limão, e as pimentas picantes e deixe cozinhar mais um pouquinho tampado (8 a 10 min)


  • OBS.: Se o leite de coco que usou for natural ou caseiro, como o meu, talvez você precise de algum espessante pra deixar o molho mais cremoso. Eu usei polvilho doce, mas poderia ser amido de milho ou qualquer outro tipo de amido. A dica é tirar um pouquinho do molho com uma concha e diluir o espessante antes de adicionar ao preparo para não empelotar.


  • Agora você pode adicionar aquele molho de peixe se quiser, corrigir o sal, colocar mais pimenta se precisar, ver se a textura dos legumes está bacana, ou se precisa cozinhar mais um pouco.


  • Desligue o fogo e esprema um pouco de limão sobre o prato para realçar os sabores (1/4 a 1/2 de limão, depende do tamanho). Mexa e prove :)


  • Coloque as folhas de coentro por cima, ou a cebolinha picada e reserve algumas pra enfeitar seu prato!


Está pronto! Pra acompanhar a cremosidade do curry um arrozinho agulhinha ou um arroz tailandês vai bem!


Parece trabalhoso, mas é fácil e rende muito! Se fizer a receita, conta pra gente ;)


Uma ideia: você também pode usar a erva já úmida que sobra da sua infusão pra fazer a receita e só ir acumulando em um potinho no congelador até ter mais ou menos 12g. Nunca fiz assim, mas acho que também funciona, talvez o sabor fique apenas mais suave!






















0 visualização0 comentário