top of page

Você sabe a diferença entre chá e infusão?

Atualizado: 21 de set. de 2020


A palavra "chá" é tecnicamente usada para designar as infusões feitas especificamente com uma espécie de planta: a Camellia sinensis. Ou seja, o chá branco, verde, preto, escuro, matcha, dentre outros, são feito a partir dessa espécie, logo podem ser chamados oficialmente de "chás". Tudo que não for feito com essa espécie é chamado de "infusão", simples assim! Por exemplo, infusão de hibisco, camomila, hortelã, etc... O que causa ainda mais confusão é que o termo infusão é tanto um substantivo como um verbo, quando a gente fala sobre o método de preparo:


Por exemplo: infusione 2 colheres de chá em 200ml de água.


Aqui na Infusiasta tomamos a liberdade na nossa comunicação de usar a palavra chá de forma mais abrangente, porquê acreditamos que o entendimento, história e afeto dessa palavra pelo brasileiro também engloba as infusões. Quem aí não tem uma memória de um chazinho de cura feito pela avó/mãe ou um chá de ervas frescas do quintal?

Mesmo antes da Camellia sinensis ser trazida para o Brasil, sempre tivemos a nossa disposição, o mate do Rio, a erva mate, o chapéu de couro, fora a infinidade de plantas nativas de conhecimento indígena, e aquelas outras trazidas pelos portuguese e pela cultura africana.




Foto da planta do chá, Camellia sinensis


Nós também usamos a Camellia sinensis em nossos sabores na forma de chá preto no Alfavaca Masala Chai e na forma de chá verde no Acorda Menines (esse bonitão aí da foto). Dois chazinhos bem diferentes ;)


Esse assunto da muito 'pano pra manga', e merece outras postagens, mas agora, se algum sabido em "chá" perguntar a diferença, vocês já sabem ;)

66 visualizações0 comentário
bottom of page