top of page

Por que a cafeína do chá tem um efeito tão diferente do café?

Primeiro é importante você saber que a cafeína é um substância (alcaloide de xantina) que ocorre naturalmente em muitas plantas, a mais famosa dela é a do café, mas encontramos também em outras bem conhecidas como: na erva mate, no guaraná, no cacau e na Camellia sinensis - a planta que faz o chá verde, preto, matcha, dentre outros. Em geral, a cafeína aumenta o estado de alerta e reduz a sensação de fadiga, podendo aumentar nossa capacidade para realizar determinadas tarefas. Reza a lenda que a descoberta da cafeína foi de um um monge etíope. Este monge ouviu de um pastor sobre o efeito produzido pelas sementes do café nas suas cabras, decidindo preparar uma bebida com elas, para poder passar a noite acordado em oração. Isso com certeza, porquê ele não conhecia os efeitos do chá, se não o resultado teria sido ainda melhor kkkk. Porque a "cafeína" presente no chá age de forma bem diferente no nosso corpo do que a do café. Nesse momento quando nos referirmos à chá estamos falando especificamente da Camellia sinensis, ok?


O chá, assim como o café, contém um "tipo de cafeína" (as vezes apelidada de “teina”), o que o torna estimulante, deixando nossa mente alerta e melhorando as nossas reações físicas. Porém quando preparamos o chá, os polifenóis antioxidantes presentes na infusão fazem com que a cafeína seja liberada de forma mais lenta e amena no nosso corpo. Além disso, o chá possui um aminoácido chamado L-Theanina, que produz uma ação calmante. Alguns estudo científicos mostram que L-theanina tem atividades pisicoativas, aumentando a atividade das ondas alfa no nosso cérebro, o que melhora a performance cognitiva e foco mental. Por isso o chá é ao mesmo tempo Yin e Yang para a filosofia Chinesa, pois acalma e energiza. Isso explica porquê esta é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, e porquê essa plantinha foi historicamente utilizada por monges em seus processos meditativos.


Chá verde, gengibre e manjericão - Infusiasta

Por isso também, que o chá verde é a base do nosso sabor 'Acorda Menines', que junto com manjericão e gengibre se torna ainda mais tônica e revigorante.


Quem tem mais cafeína?

Uma xícara de chá contém aproximadamente 1/3 da cafeína de uma xícara de café coado. Trouxe alguns valores pra você comparar ;)

Quantidade de cafeína em uma xícara de:

Chá Preto (237mL) - 25 a 60 mg

Chá Verde (237mL) - 25 a 50 mg

Café coado (237mL) - 95 - 200 mg

Café expresso (30mL) - 147 a 75 mg


O consumo de cafeína feito com moderação, e por pessoas que não tenham sensibilidade alta à substância é considerado seguro. No entanto, aconselhamos observar o efeito do chá no seu corpo e nunca exagerar nas quantidades, afinal a cafeína é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central. E caso são se sinta bem com seu consumo existe um infinidade de infusões herbais, flores e frutas, que também estão cheias propriedade benéficas para o nosso corpo, além de chás descafeinados.


Fontes:


Guerra et. al.(2000) . Cafeína e esporte. Rev Bras Med Esporte vol.6 no.2 Niterói Mar./Apr.


Brian e Long (2015) How to Make Tea: The Science Behind the Leaf. Ivy Press Limited, UK.










1.644 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page